quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Ao ler este post da Sorriso, recordei de como eu também estive quase a utilizar um colete daqueles.

Eu nasci com um desnível na anca, que só foi descoberto quando eu devia ter 6 ou 7 anos. Nessa altura já não era um simples desnível de anca, tinha a coluna torta, isto é escoliose. . A médica que me estava a seguir mandou-me para o hospital Curry Cabral  para ser seguida por um ortopedista especialista no meu caso. Durante vários anos andei ser seguida por ele, as consultas eram uma aventura, media-me as costas todas, usava um fio de prumo para ver a evolução dos desníveis, picava-me com alfinetes para ver os meus reflexos e depois era vista por pelo menos 2 estagiários. Era um tormento principalmente no Inverno é que os estagiários tinham sempre as mãos geladas :) Uma das coisas que nunca deixei de fazer foi fisioterapia e ainda tive de andar com sapatos para compensar o desnível. Eu fiz fisioterapia durante 9 anos o que se revelou uma mais valia, pois graças a ela as minhas vértebras ficaram muito flexíveis e evitei ser operada e usar o colete que a Sorriso usou.

Claro que nunca fiquei curada, mas hoje tirando algumas dores que tenho quando me esforço mais, não tenho problemas :)

kisses***

2 comentários:

  1. As minhas consultas eram do género... Fisioterapia não fiz, mas natação sim, durante muitos anos. Usei o colete, mas o último ortopedista que me seguiu disse que, por já o ter começado a usar quando a coluna já não se encontrava em crescimento, não surtiu efeito. Felizmente não precisei ser operada e a escoliose nota-se pouco e principalmente consoante a minha posição (e se estiverem muito atentos).
    Dores, é como tu, se me esforçar muito... De resto, é tudo normal, vida totalmente normal e nem me lembro da dita escoliose. ;)

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  2. Ah, obrigada pela partilha da tua experiência. :)

    beijinhos

    ResponderEliminar